Estrutura metálica para mezanino


Procurando por Estrutura metálica para mezanino? Solicite Orçamento
Estrutura metálica para mezanino
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico
Mezanino metálico

A Tel Estruturas Metálicas executa estrutura metálica para mezanino, para indústrias e comércios, com garantia de segurança e agilidade para o cliente, sendo assim, Se você deseja adquirir um mezanino em estrutura metálica, seja para residências, indústrias ou comércios, entre em contato com os profissionais da Tel Estruturas Metálicas que irão lhe fornecer todas as orientações sobre a melhor solução.

A Tel Estruturas Metálicas desenvolve e executa seu projeto de mezanino!

A estrutura metálica para mezanino é um serviço e um procedimento executado pela empresa Tel Estruturas Metálicas, sendo responsável pelo desenvolvimento, compra de materiais de qualidade e supervisão de todas as etapas, desde a montagem até a finalização.

Usada normalmente como estruturas internas de edificações, uma estrutura metálica para mezanino é um pavimento intermediário encaixado entre dois andares, onde o piso superior ocupa apenas uma parte da construção. Porém, o mezanino metálico não é considerado na área total da edificação.

As estruturas metálicas para mezaninos requerem que os elementos constituintes de suas estruturas sejam peças leves, de fácil e rápida montagem, e que permitam uma obra livre de poeira e entulhos (em muitos casos, são executadas em espaços comerciais sem que haja interrupção das atividades). Desse modo, tornou se bastante comum a utilização de vigas e pilares de aço compondo a estrutura principal e painéis de madeira ou chapas de aço no piso.

Devido ao seu alto grau de industrialização, as estruturas de aço para mezanino oferecem inúmeras vantagens tanto na construção de edificações de grande porte, comerciais ou industriais, como para obras menores, tal como estrutura metálica para mezanino.

Podendo ocupar uma área máxima entre 1/3(um terço) e ½ (metade) da área do piso do imóvel, dependendo da legislação vigente de cada Município, o mezanino tornou-se uma das soluções mais indicadas no aumento da área útil de um imóvel, devido à facilidade de instalação e custos relativamente baixos.

Ótima solução pra diversos empreendimentos 

A estrutura metálica para mezanino é uma solução presente em muitas edificações, principalmente nas lojas de shopping centers, nos galpões industriais e escritórios, onde as construções têm pé-direito alto. As estruturas metálicas para mezaninos residenciais também são procurados. Para quem trabalha com estoque grande e variado de produtos, uma estrutura metálica para mezanino também é a melhor alternativa, pois fornece um aumento significativo da área de estoque dos produtos.

No caso de shopping centers, a associação que congrega os empreendedores do ramo, a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), não define nenhum padrão dimensional para construção de estruturas metálicas para mezaninos em lojas. Cada shopping center tem seu próprio padrão de mezanino o que normalmente, é definido em função do melhor aproveitamento da área da loja.

Para a execução de um projeto de estrutura metálica para mezanino é necessária a intervenção de um responsável técnico sendo tal profissional qualificado tanto para o cálculo como para a especificação dos materiais e do processo construtivo da estrutura metálica para mezanino.

Hoje a solução mais eficiente para se construir um mezanino metálico é a utilização de estrutura metálica e pisos com Painéis Wall. Os pisos de Painel Wall, indicados para construção de estrutura metálica para mezanino, dentre outras especificações, são compostos de miolo de madeira maciça revestida, laminada ou sarrafeada, revestida de compensados com colagem à prova de água. Se comparado com a construção de um mezanino em Painel Wall e um mezanino construído em concreto, a construção do mezanino em Painel Wall é a solução mais racional, pois a estrutura em Painel Wall pesa aproximadamente 32kg/m², para uma resistência de até 500kgf/m². O resultado não poderia ser outro: a estrutura metálica com Painel Wall é a solução mais adequada para construção de estrutura metálica para mezanino e também a mais barata, comparada ao concreto. O concreto pesa 5 vezes mais que a estrutura metálica com Painel Wall. A solução em Painel Wall para construção de mezaninos metalicos, suporta altas cargas, com um número menor de apoios além de permitir vencer grandes vãos sem interferir no layout dos ambientes.

As principais vantagens na execução da estrutura metálica para mezanino

  • Maior velocidade e simplicidade na execução do mezanino metálico, pois a estrutura metálica é muito mais leve e precisa;
  • O piso em Painel Wall já vem acabado tornando mais fácil a aplicação de qualquer tipo de acabamento final no mezanino;
  • É muito mais fácil a ancoragem da estrutura metálica na estrutura existente, seja qual for o tipo dela;
  • Não gera entulhos e nem desperdícios.

As principais desvantagens na execução do mezanino com estrutura de concreto

  • Com vigas e laje de concreto (pré-moldada, treliçada ou maciça) é preciso considerar custos extras e o principal deles seria o de escoramento metálico por cerca de 28 dias relativo ao período de cura, somado ao tempo de armação da laje, acrescido ainda do prazo para entrega do produto. Tudo isso implica em um aumento do cronograma físico em cerca de um mês e meio;
  • Movimentação e colocação do material dentro da obra devido ao seu peso;
  • Necessidade de regularização do concreto para a aplicação de um acabamento final;
  • Custos extras pelo maior prazo de obra como o de engenheiro, mestre de obra e vigilância.

Cargas Atuantes

As cargas atuantes em uma edificação são normalmente definidas com base em normas técnicas. Essas normas fixam as condições para determinação dos valores das cargas que devem ser consideradas no projeto das estruturas para qualquer que for o destino, salvo os casos previstos em normas especiais.

Nelas as cargas são classificadas em permanentes e acidentais. As cargas permanentes são as representadas pelo peso próprio de todos os elementos da construção permanentemente suportados pela estrutura tais como: pisos, paredes fixas, estrutura propriamente, forros, escadas, revestimentos, acabamentos, elementos fixos e instalações. Cargas acidentais são todas aquelas que atuam sobre a edificação em função de seu uso, estipuladas para cada fim de utilização, que consideram normalmente o peso das pessoas, objetos e materiais estocados.

Em edificações onde é permitida a construção de mezaninos em seus pavimentos, as cargas oriundas destes são consideradas como carga de utilização, ou seja, fazem parte da parcela de cargas acidentais previstas no projeto das estruturas que irão recebê-los.

Nesse contexto, a escolha dos materiais que compõem o mezanino é de grande importância, pois ela influência não só o dimensionamento dos elementos estruturais do mezanino, como define também o limite das cargas de utilização no plano do mezanino. Estas, somadas com o peso próprio de todos os elementos não poderão ultrapassar os limites estabelecidos no projeto da edificação.

Devem-se utilizar as seguintes normas para dimensionamento desse tipo de estrutura:

  • NBR 6120: Cargas para o Cálculo de Estruturas;
  • NBR 8800: Projeto e Execução de Estruturas de Aço em Edifícios (Método dos Estados Limites);
  • NBR 14432: Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos de Edificações.
  • NBR 14718: Guarda-corpos para edificações
  • NBR 9077: Saídas de emergência

No Estado de São Paulo também se deve levar ainda em consideração o Regulamento de Segurança contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco, decreto estadual 46.076/01, publicado em 31 de agosto de 2001 que, através da Instrução Técnica 08, prescreve as condições de isenção de proteção térmica em mezaninos.

Sobre tipos de pisos

Existem diferentes tipos de piso que se adaptam as diferentes necessidades em função da carga, do tipo de trabalho, da circulação de empilhadeiras, da necessidade de ventilação, etc.

Piso de madeira: formados por um sistema de aglomerados entrelaçados com um sistema de acoplamento que se confere com grande solidez. Outra variante do piso de madeira é composto por fibras de alta densidade ou com tratamento anti fungo.

Piso de madeira 38 MA-ML: plano de madeira aglomerada de 38 mm com um acabamento de melanina rugosa antideslizante pela parte superior, com grande resistência à abrasão e melanina branca na inferior, o que da maior luminosidade ao ambiente.

Piso de madeira e chapa metálica: instalam-se quando circulam carrinhos pesados ou transpaleteiras pela parte superior e se requer minimizar o ruído no movimento.

Pisos metálicos: os pisos metálicos têm uma alta capacidade de carga e diferentes modelos que dispõem da maior a menor superfície ranhurada, ou perfurada.

Ainda quer saber mais? Sobre mezanino metálico

Fale com Tel Estruturas Metálicas através dos telefones, se preferir envie sua mensagem.


Solicitar Orçamento


Informações Relacionadas