Galpões metálicos em pórticos


Procurando por Galpões metálicos em pórticos? Solicite Orçamento
Galpões metálicos em pórticos

O mercado brasileiro da construção em aço e de galpões metálicos há uma predominância de estruturas de um único pavimento, destinadas ao uso comercial e industrial. Dentro desse importante segmento os galpões metálicos lideram as construções com soluções econômicas e versáteis para uma larga faixa de vãos e uma infinidade de aplicações na construção e na indústria, tais como pequenas fábricas, depósitos, lojas, academias, ginásios cobertos, garagens, entre outros.

Com a introdução no mercado brasileiro dos perfis laminados de abas paralelas tipo W os galpões metálicos em pórticos ampliaram sua competitividade com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas, conquistam sua competitividade com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas.

Algumas tipologias dos galpões metálicos e suas características

De forma a empregar sempre a concepção mais adequada e econômica para a obra. Vale observar também que em alguns casos uma nova concepção, econômica para a obra mistura de duas outras, pode juntar características interessantes e melhorar ainda mais a solução para galpão metálico.

Todas as tipologias podem ser de vão único, para pequenos vãos ou grandes vãos livres sem colunas internas ou, de vãos múltiplos, para grandes áreas cobertas ou quando o tipo de ocupação permite colunas intermediárias quando o tipo de ocupação permite colunas intermediárias.

Existem dois tipos básicos de galpões metálicos, definidos em função do tipo de estrutura transversal portante:

  • Os pórticos de alma cheia, que utilizam os perfis maiores laminados ou soldados como elementos principais da estrutura; e os pórticos treliçados, que empregam perfis menores formando reticulados em treliça para compor os elementos principais da estrutura.
  • O tipo da estrutura transversal (alma cheia, treliçado, entre outras) associado à distância entre elas (espaçamento entre pórticos), define o conjunto do galpão metálico, que deve ser ajustado para obter, não a estrutura de menor peso, mas a estrutura que melhor atende as condições específicas da obra e do usuário solicitante.
  • Espaçamentos menores favorecem os elementos secundários de cobertura e tapamento, reduzem as cargas em cada pórtico, mas aumentam o número de pórticos e, consequentemente, o número de bases e fundações.
  • Espaçamentos maiores aumentam os elementos secundários da cobertura, como as terças, que em muitos casos podem utilizar perfis laminados tipo I com economia e ainda reduzem o número de pórticos e de fundações.

As concepções de alma cheia são as mais limpas, com menor número de elementos, têm a fabricação facilitada, sua montagem é mais rápida, a manutenção é mais simples, mas consomem mais aço. Como consomem muito menos serviços para a sua execução, os custos finais são competitivos e são indicadas para os galpões pequenos e médios.

Os galpões metálicos de alma cheia formam pórticos rígidos, compostos das colunas e vigas inclinadas, ligados por conexões resistentes a momento. A estrutura é estável no seu plano e libera um vão livre sem os obstáculos, como contraventamentos.

Coberturas metálicas para galpões

A inclinação da cobertura metálica influi significativamente no comportamento do pórtico. As inclinações menores favorecem um telhado mais plano, ideal para grandes áreas sem calhas, mas reduzem a eficiência do pórtico, exigindo seções maiores para as colunas e vigas. Já as inclinações maiores, favorecem o comportamento dos pórticos, mas podem exigir um maior número de calhas.

Como as solicitações máximas ocorrem nas ligações entre as colunas e vigas, podem-se usar mísulas para aumentar as seções nestes pontos, facilitando também o lançamento das ligações. As mísulas são normalmente obtidas do corte em ângulo do próprio perfil usado para as vigas.

As bases podem ser rotuladas, mais convenientes para as fundações, ou engastadas, favorecendo a rigidez e a estabilidade da estrutura para o galpão. A opção deve ser feita de forma a obter a melhor solução para o conjunto de estrutura para galpão.

Informações sobre a Tel Estruturas Metálicas

A Tel Estruturas Metálicas é especializada em no segmento, com uma linha completa de produtos e serviços. A empresa é reconhecida pelo alto nível de qualidade de seus produtos, todos fabricados com excelência buscando o melhor custo-benefício para seus clientes.

A Tel Estruturas Metálicas possui profissionais qualificados que agregam para a empresa mais de 28 anos de larga experiência em galpões de estrutura metálica, cobertura metálica, treliça metálica, estrutura de aço, estrutura metálica de telhado, projeto de estrutura metálica, mezanino metálico, estrutura metálica residencial, montagem de estruturas metálicas, fabricação de estruturas metálicas e instalação em geral dessas e outras estruturas.

Quer saber mais sobre construção de galpões metálicos?

Fale através dos telefones, se preferir envie sua mensagem


Solicitar Orçamento


Veja também em nosso site